3 passos para o sucesso na criação de um produto

by Fabricio Stefani Peruzzo on 21/10/2002

Ao longo dos meus anos de marketing na Internet, frequentemente me perguntam como criar um produto, ou qual é a melhor forma de criar um produto, ou qual produto irá render mais dinheiro, etc.

Eu cheguei a conclusão de que o melhor produto para você criar é um no qual você esteja completamente interessado. Não um que renda o máximo de dinheiro, mas um em que você possa por todo o seu coração e sua alma, tanto na criação quanto no marketing deste produto.

É bem mais fácil ter sucesso fazendo o que você gosta. E quando você adora o que faz, então “se divertir” todos os dias é infinitamente melhor que “ir trabalhar”!

O sistema simples de 3 passos abaixo lhe mostrará como criar facilmente um produto poderoso QUE VENDE e permite que você se divirta criando ele, já que ele será algo que você simplesmente adora. Vamos começar:

1. Vá a uma livraria ou banca de revistas e encontre seu conteúdo.

Na verdade, o primeiro passo é achar algo que você adore completamente. Ou algo que você já adore fazer ou algo que você tem muito interesse mas ainda não teve o tempo de se aprofundar.

Então, vá a uma livraria ou banca de revistas e procure na seção de revistas por todas as revistas sobre o assunto de seu interesse. Se você conseguir achar alguma revista na banca (e provavelmente você conseguirá), então há um mercado para este assunto. Do contrário, nenhuma empresa iria perder seu tempo produzindo uma revista a menos que houvesse mercado para ela. E nenhuma empresa é estúpida o suficiente para iniciar uma revista sem ter feito uma pesquisa completa de mercado antes. Então, se há uma revista, há um mercado.

Compre a revista (ou revistas) e entre em contato com a empresa para comprar os últimos 12 exemplares mais recentes. Esta é sua pesquisa. Esta é também a melhor forma de matar dois pássaros com uma só pedra. Fazendo isso você não precisará fazer pesquisa de mercado para saber se há interesse, a revista já fez isto apenas publicando sua revista.

E mais, você encontrou um monte de informações sobre um assunto que você adora e isto lhe custou por volta de R$ 100. Então agora você tem 12 edições de um tópico que comprovadamente é vendável, e além de tudo, é algo que você adora fazer ou algo no qual você tem um grande interesse.

2. Crie seu produto baseado nos tópicos da revista.

Leia as revistas. Verifique seus anunciantes. Vá a todos os websites anunciados na revista e anote tudo o que puder. Tudo isto não lhe tomará mais que uma semana. Encha seu cérebro de informação sobre o assunto e anote os tópicos que aparecem com regularidade em todas edições. Isto obviamente significa que estes tópicos são os mais interessantes. De outra forma, a revista não escreveria sobre eles com tanta frequência.

Agora você tem uma tonelada de informação e notas, e tópicos específicos que são muito populares. Simplesmente junte tudo em um manual, relatório, livro, curso de estudo em casa, newsletter, etc. E aí estamos! Um produto que tem um grande mercado de interessados que pagam por este tipo de informação. E além de tudo isso, nada do exposto acima pareceu trabalho para você, porque você adora este assunto e estava pesquisando isto ou planejando fazer isso no futuro.

3. Anuncie seu produto para este mercado.

Obviamente o melhor lugar para anunciar seu novo produto é na revista da qual você buscou as informações. As pessoas que assinam a revista já são qualificadas como público alvo para seu produto.

Você pode ligar para a revista e pedir a lista de preços para pequenos anúncios, ou, se você puder, para um anúncio de página inteira. Lembre porém que a lista de preços das revistas sào bastante negociáveis. Não aceite o primeiro preço que eles lhe passarem.

Você pode também alugar a lista de correspondência da revista e mandar uma mala direta. Eu sei que você provavelmente quer focar a maior parte de seu negócio na Internet, como todo mundo está fazendo, mas nunca dispense o marketing tradicional. Ele é geralmente mais certo e orientado a resultados do que a Internet.

E claro, você pode encontrar toneladas de websites em qualquer revista hoje em dia. Escolha alguns de cada edição e visite-os procurando por informações de publicidade. Banners, propaganda em newsletters, propaganda direta, qualquer coisa… A maioria das revistas possuem vários endereços de websites onde você pode checar por informações para anunciantes. Até mesmo no website da própria revista é um bom lugar para anunciar seu produto de informação.

Então veja, iniciando a criação do produto em pequenos passos, enquanto faz algo que gosta, torna tudo isto simples. Aposto que você pode usar esta idéia 10 vezes em 3 meses e no final, ter 10 manuais, e-books, relatórios, newsletters, ou o que quiser, para vender como louco!!!

Nos encontramos no banco,
Wes Blaylock

{ 11 comments }

Luciana Moreno 21/10/2009 às 17:31

Gostei da matéria. Se tiver outras, me manda, ok.
Parabéns.

thamires 08/12/2009 às 19:15

amei, foi mto util , parabens, nos vemos no banco….

Suélen 23/03/2010 às 10:48

Parabéns ! Ótimas sugestões, agradecendo pela força pela boa matéria publicada 🙂 Abraçoos sucesso pra você ..

Neide 23/04/2010 às 14:01

adorei a matéria. Parabéns.

Valéria Vilela 26/06/2010 às 15:28

Gostaria de receber informações de como criar um produto que tenho em mente. É um produto de muita utilidade, simples, e que certamente será usado internacionalmente. Qual o caminho?

Agradeço!
25/06/10

marilene souza 24/08/2010 às 18:49

gostaria de saber mais sobre tecnicas de vendas e marketing pessoal

marcos de souza 31/08/2010 às 08:17

legal, muito legal é como ele escreveu fazendo o que você gosta fica muito produtivo,
você tem muita chance de crecer.

stela dalecio 23/11/2010 às 16:46

criei um produto e gostaria de um e-mail para te mandar…obrigada

Fabricio Stefani Peruzzo 23/11/2010 às 18:55

Oi Stela,

Recebo pessoalmente nos endereços listados na página de contato:
http://www.moedacorrente.com.br/wp/contato/

fernanda 03/12/2010 às 18:29

muito obrigado pela materia isso ajudo muito num trabalho de criação de porduto que eu tenho que fazer !!

Andreza 21/02/2011 às 16:20

Super interessante!
Eu li num artigo que lançar um produto único no mercado com planejamento e na hora certa, pode gerar muita riqueza. A facilidade está em produtos artesanais, como por exemplo o tricô. Criar coisas diferentes, atrativas e únicas! Eu vivo pesquisando muito na internet, porque gosto muito de criar, inovar. E tem muita coisa diferente e legal pra inventar. A dica é arrisque-se mais no que gosta.

Andreza Bhte

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: